Um Tesouro Escondido em Lisboa
Já tinha visto a Tapada das Necessidades, centenas de vezes - sempre que atravesso a Ponte 25 de Abril, pelo menos - e nunca me tinha sequer passado pela cabeça visitá-la. Talvez por pertencer ao Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, subconscientemente pensasse que não estava aberta ao público. Afinal encontra-se aberta todos os dias, como qualquer outro espaço verde da cidade. Só que não é um espaço verde qualquer. Os mais de 300 anos de história, fazem-se notar para além da frondosa vegetação, relvados e vários caminhos, mais ou menos escondidos. Além de fontes, pequenas cascatas, jardins de vegetação exótica e várias estátuas, destacam-se uma estufa circular e o pavilhão, mandados construir pelo Rei D. Carlos. Sobretudo a estufa impressiona, com a sua grande cúpula de vidro.
Este fim de semana, a tapada acolheu um festival de musica, o Lisboa Soa, e a estufa foi palco de alguns concertos, daí os instrumentos que se podem ver na última foto.
No verão, a Tapada das Necessidades encontra-se aberta até às 19:00. Durante a semana abre às 8:30, e aos fins de semana e feriados às 10:00.