O meu sítio preferido de Paris...
... Não é a torre Eiffel, nem o Louvre. Paris tem muitos motivos de interesse, mas um dos meus sítios preferidos da cidade, é uma pequena livraria, perto da Catedral de Notre-Dame.
A Shakespeare and Company, aberta de 1951, tem uma filosofia tão particular quanto a sua decoração. Além de se poder entrar e ler o que nos apetecer, desde a sua fundação que milhares de escritores, mais ou menos conhecidos e anónimos, lá ficaram "alojados", em busca de inspiração. Como condição para a estadia, devem ajudar algumas horas por dia nos afazeres da livraria, e escrever uma auto-biografia de uma página. Estão lá disponíveis para leitura.
É engraçado o conceito de uma livraria que, além de livros, guarda assim memória de tantos dos que por lá passaram.
No meio de um caos organizado das estantes e livros empilhados, existe uma cadeira de um antigo cinema, um piano, ou um lavatório, completo com copo e escova de dentes. Há livros de todas as épocas, alguns folheados vezes sem conta. Livros sem preço, apenas para consulta. Existem sofás, mesas e cadeiras, em que romances são devorados e nascem novos poemas. Há até um pequeno piano à espera que alguém decida animar o ambiente.
Por alguma razão, que não de momento não consigo sequer contemplar, não tirei fotografias à maioria destes pormenores. O que só pode querer dizer uma coisa. Tenho de lá voltar...