Sintra - O Castelo dos Mouros
Seguindo o trilho que sobe a encosta, desde a Vila Sasseti, chega-se à Tapada dos Bichos. Daí ao Castelo dos Mouros são poucas dezenas de metros. O bilhete, para o castelo e para os outros monumentos de Sintra, pode ser comprado logo nesta zona onde se cruzam os dois caminhos, ou mais acima, à entrada do castelo.
A última vez que visitei o Castelo dos Mouros foi em 1995 ou 1996. Não sei precisar a data, mas lembro-me bem que quando subia umas das muralhas, dei de caras com Michel Preud'Homme, um dos grandes guarda redes que passaram pelo futebol nacional. Ainda tenho o autógrafo dele. Com decoração a condizer e tudo .
Do castelo dos anos 90 de pouco me lembro, à excepção desse episódio, que ainda envolveu Preud'Homme a tropeçar e cair aos meus pés, e o meu pai a ajudá-lo a levantar-se. Percebe-se. A emoção de conhecer o pequeno Farinha foi demasiada e tremeram-lhe as pernas. Como se vê acontece aos melhores!
Já o castelo de 2017, é um espaço muito bem preservado, fruto das acções de recuperação desenvolvidas aos longo dos últimos anos. A zona de serviços, com uma loja, bilheteira e café, é um bom exemplo deste trabalho, estando perfeitamente integrada na paisagem envolvente, com uma arquitectura moderna, mas ao mesmo tempo discreta.
Percorrer as muralhas do castelo, cujas origens remontam ao século X, é como fazer uma viagem no tempo, cada pedra cheia de história. Junte-se isso a uma vista deslumbrante, e é fácil perceber como esta é uma visita imperdível.
Mais informações no site dos Parques de Sintra
Podem seguir as minhas fotos no Instagram, no Facebook ou subscrever os post por email, no fundo da página.