Saber esperar
1/400s | f10 | 55mm | ISO 200 - Modo de prioridade à velocidade
Por vezes, com o entusiasmo de "descobrir" um bom sítio para tirar uma foto, carrego logo no obturador, sem pensar primeiro o que quero realmente captar, ou como é a melhor maneira de mostrar o que quero transmitir.
Mas um bom sítio para fotografar, só por si, não faz uma boa fotografia. Além de ser preciso escolher a composição certa, muitas vezes é preciso esperar por mais qualquer coisa, algum acontecimento que dê contexto ou interesse à cena, por exemplo.
No caso desta fotografia, tirada em 2009 na minha faculdade (no departamento de Eng. Civil, que podem ver aqui, se tiverem curiosidade), achei o "cenário" interessante. Mas precisava de um "actor" para a cena. Então esperei. E esperei mais um pouco. E de vez enquando passava alguém, como se pode ver nas fotos da galeria abaixo, mas nunca era exactamente aquilo que eu queria.
Até que, quando já estava a desistir, apareceu alguém, a falar ao telemóvel, e a percorrer esta ponte entre edifícios de um lado para o outro. Foi a minha oportunidade. Das várias fotos que tirei, as fotos abaixo são as que representam melhor aquilo que eu queria, que têm a figura humana exactamente no sítio que esperava. Dentre estas fotos, acabei por escolher a que encabeça este artigo. Se calhar noutro dia poderia ter escolhido outra deste conjunto.
Mas a lição, foi que esperar vale quase sempre a pena. Até porque esta foto acabou por ganhar um prémio, e estar presente em algumas exposições. Nada mau para 20 e poucos minutos de paciência.