Punta Tombo - Passear com os Pinguins
Continua a série dedicada à minha viagem à Argentina, em Outubro de 2015. Depois de Buenos Aires, El Calafate, o glaciar Perito Moreno e El Chaltén, hoje vamos visitar a maior colónia de pinguins da América do Sul. O vídeo que fiz de toda esta aventura, pode ser visto aqui.
Depois de uma viagem de carro de cerca de duas horas, a partir da cidade de Trelew, chegámos à península de Punta Tombo. Nesta reserva natural não existem vedações, para que os pinguins possam circular livremente - afinal isto não é um zoo, é o seu habitat natural. E se as pessoas devem ter o bom senso de não entrar nas áreas proibidas, apenas delimitadas por cordas à altura da cintura. O mesmo não se pode dizer dos pinguins mais destemidos, que chegam a circular no meio dos turistas, para atalhar caminho .
Centro de Interpretatión de los Pingüinos
À entrada da reserva encontra-se um museu, que introduz os visitantes aos hábitos de vida destas simpáticas aves, esforços na conservação da espécie, e à fauna e flora desta região da Patagónia.
A arquitectura do centro de interpetação está muito bem conseguida. Perfeitamente integrada na paisagem árida e quase despida de vegetação, ao mesmo tempo que consegue ter uma identidade própria e marcante.
Passear com os pinguins
Saindo do museu, entra-se na reserva propriamente dita, num percurso até ao mar. Pelo caminho, vemos os pinguins no seu dia a dia. A dormir, a comer, e a entrar no mar em busca de comida.
Uma surpresa para mim, foi que os pinguins fazem tocas, pouco fundas, onde preparam os ninhos durante a época de reprodução, para mais tarde aí porem os seus ovos. A viagem foi em Outubro, e alguns dos ninhos já tinham ovos. Pena que as crias só tenham começado a nascer um pouco mais tarde. Mas vi uma baleia bebé no dia seguinte, por isso nem tudo foi azar, no que toca a bebés, nesta viagem .
Outra coisa que aprendi sobre pinguins - são animais que lidam muito bem com a fama. Estão-se completamente a borrifar para o entusiasmo das pessoas à sua volta. Objectivas não os intimidam, nem que estejam a poucos centímetros de distância. Continuam na sua vida. Que assim à primeira vista, até nem parece muito atarefada, diga-se.
Mais uma experiência única, numa viagem que foi memorável quase todos os dias!
Posts anteriores:
Buenos Aires - Ao Ritmo do Tango
El Calafate - Bicicletas e o Bar de Gelo
Glaciar Perito Moreno - Começa a Aventura
Glaciar Perito Moreno - A Caminhada no Glaciar
Glaciar Perito Moreno - O Miradouro
El Chaltén - A Cascata Chorrillo del Salto
El Chaltén - Os Miradouros e a Ex-Objectiva
El Chaltén - Fitz Roy, Um Início Tranquilo
El Chaltén - As Marteladas nos Pés
El Chaltén - Uma Questão de Escala
Podem seguir as minhas fotos no Instagram, no Facebook ou subscrever os post por email, no fundo da página.