Pilar 7 - Ver a ponte de outra maneira
Experiência Pilar 7. É este o nome do Centro de Interpretação da Ponte 25 de Abril, que abrirá ao público esta Quarta-Feira, dia 27. Apropriado, para um espaço cuja ideia é oferecer uma perspectiva diferente da ponte. E bem menos stressante que a experiência de a atravessar diariamente para ir trabalhar.
O ponto alto - literalmente - é a plataforma transparente ao nível do tabuleiro, que permitirá apreciar com calma uma paisagem que tipicamente só pode ser vista de carro. Ou durante a corrida da ponte, mas aí também vou a abrir!
A subida é feita através de um elevador envidraçado, construído no exterior do pilar. A visita tem mais a oferecer, no entanto, e no interior imagens projectadas oferecerão uma experiência multimédia que permitirá conhecer melhor a ponte 25 de Abril. Existe, por exemplo, um jogo de espelhos que "tenta recriar a sensação que é fazer a escalada vertical da ponte" - e que consta, não é para quem sofre de vertigens.
Para já, quando por lá passei este domingo, ainda se ultimavam os últimos detalhes. O espaço é vedado, por isso não permitiu grandes liberdades fotográficas. Mas se não resistirem a saber mais pormenores, encontram-nos nesta notícia do Público. Bem como algumas fotos que estão a um nível bem mais elevado que as minhas - literalmente
A entrada faz-se pela Avenida da Índia, um pouco antes do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
Nestes primeiros dias de funcionamento, a visita poderá ser feita até às 20h, mas já em Outubro inicia-se o horário de inverno, com o fecho às 18h (e entrada sempre a partir das 10h).
O bilhete custará 6€.
Podem seguir as minhas fotos no Instagram, no Facebook ou subscrever os post por email, no fundo da página.