O Farol do Cabo Raso
Este Domingo decidi ir até ao farol do Cabo Raso. E desta vez, para variar, fui ao fim do dia. Gostaria de dizer que fiquei curado da minha tendência para madrugar aos fins de semana. Mas não. Foi simplesmente porque, sendo o farol virado para Oeste, é ao pôr do Sol que a luz o ilumina de frente.
Esperei que o Sol descesse no horizonte, para fazer umas longas exposições*, e conseguir este efeito de arrastamento na água. Não é uma técnica que domine bem, e por isso tenho de tentar aplicá-la mais vezes. Levei com um ou dois borrifos de onda em cima, mas valeu a pena. Ainda por cima, e como até tem sido hábito, tive a sorte de ter a colaboração de um pescador para compôr a cena.
* Existem certos e determinados leitores deste blog (), curiosos por saber o que é uma longa exposição. No entanto, como consta que eu não tenho a capacidade de explicar esse conceito, sem fazer as pessoas adormecer ( ), aqui fica este tutorial da Canon! (Que apesar de ser, certamente, escrito por profissionais altamente qualificados, deverá ter aproximadamente o mesmo efeito...)
P.S. Agora podem subscrever os meus posts, e recebê-los por email, usando a caixa de subscrição no fundo da página.