O caminho até Piodão
O caminho para Piodão faz-se por estradas com vistas deslumbrantes. Durante toda a viagem fica a impressão que o vislumbre da pequena aldeia de xisto confirma. Aqui é a natureza que dita as suas regras. As estradas não passam onde o homem quis, mas onde o serpentear da serra deixou que se construisse. E ver Piodão aninhada na encosta, feita ainda mais pequena pela enormidade da paisagem que a rodeia, confirma-o.
É impossível não pensar que as montanhas que protegem Piodão das inclemências do tempo, também a terão deixado muitas vezes isolada. E como deve ter sido dura a vida de quem ali se escolheu fixar, numa zona que vem sendo habitada desde o século XIII.
Ao longo da viagem, foram várias as vezes em que tive de parar o carro. Para fotografar, ou apenas para admirar a paisagem. Quase todas as fotos deste post foram tiradas assim. Apenas a última já foi tirada na caminhada que fiz depois do jantar, desde o hotel até à aldeia. Assim como a foto deste outro post, tirada uns minutos mais tarde.
O encanto de Piodão mantém-se quando se percorrem as suas ruas, ou quando se exploram os campos à sua volta. Mas essas fotos ficarão para os próximos posts, a partilhar durante as próximas semanas.