Herdade da Mourisca
Situada em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, a Herdade da Mourisca encontra-se numa região de sapal e salinas, e serve de habitat a várias espécies de aves.
As várias comportas e canais, que em tempos controlaram o caudal do Sado, para permitir o cultivo de arroz, ainda podem ser observados, embora tenham sido abandonados há muito. Melhor sorte teve o Moinho de Maré da Mourisca, recuperado da ruína pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e explorado pela Câmara Municipal de Setúbal como um pequeno núcleo museológico.
A Herdade é visitável todo o ano, embora o museu tenha horários diferentes, conforme a época do ano.
Mas não foi, claramente, a preocupação com horários que me fez levantar às 6h, numa manhã de Domingo, para tirar estas fotos do nascer do Sol. Mesmo assim não fui o único que teve essa ideia. Quando cheguei já lá estavam vários fotógrafos, a ocupar os melhores lugares (gente maluca como se pode ver aqui).
Quanto às fotografias, a primeira deste post, é um panorama criado aparir de seis fotos horizontais, e a foto seguinte foi a única em que usei tripé (foi logo a primeira que tirei, depois o Sol começou a querer espreitar, e deixei essas experiências para outro dia).
Aqui no blog já tinha mostrado algumas fotos da Mourisca, e do mini porto palafítico que lá existe, mas ainda ficaram algumas por mostrar. Mas ficarão para outro post.