Fotografar em Viagem
Tirar fotos em viagem é complicado. Uma das grandes dificuldades é que ninguém tem paciência para aguentar os caprichos de um fotógrafo. Ninguém quer ficar meia hora parado, à espera que passe uma pessoa com um casaco de uma certa cor, naquele sítio exacto. Ou parar 10 vezes na mesma rua, porque a luz está espéctacular. E eu claro, também não quero ser um mau companheiro de viagem!
Além disso, quando viajamos para algum destino, raramente fomos os únicos que nos lembrámos de o fazer. E sobretudo em zonas urbanas, os melhores locais para fotografar são também os mais procurados pelos turistas.
Muitas vezes, acaba por me acontecer andar a escolher ângulos menos ortodoxos. O que pode ser muito giro e criativo, mas normalmente significa apenas que fico com uma versão menos interessante do que estou a tentar fotografar. Por exemplo, acabo muitas vezes a fotografar a fachada de um edifício, sem qualquer contexto de onde está inserido, só para não apanhar as dezenas de pessoas que passam junto a ele.
Mas são também essas experiências que acabam por levar às fotos mais conseguidas. Tentar fotografar pormenores, ou mudar a perspectiva para outra que não a dos nossos olhos, acaba, às vezes, por compensar.