Estou em vias de extinção!
Imagem retirada daqui.
Ainda agora regressei de férias e já percebi que este blog tem os dias contados...
Já sabemos que o futuro não é brilhante para os taxistas. Qualquer dia os carros autónomos estão aí para os substituir. A Amazon vai abrir brevemente um supermercado com um sistema que regista sozinho o que as pessoas compram. Sem necessidade de filas, tapetes rolantes, caixas registadoras... e (quase nenhuns) empregados.
Mas pensei que os artistas estavam salvos. Enganei-me.
A Google criou recentemente um programa de inteligência artificial que, depois de analisar o trabalho de grandes fotógrafos, consegue criar uma obra de arte, a partir de uma foto banal. Corta a foto com a composição perfeita, aplica edições de contraste e luz, e os filtros criativos que sejam apropriados... O resultado está à vista.
Fotos da Google. Retiradas do site The Verge.
Esta semana, na apresentação dos novos iPhones, a Apple anunciou as melhorias às já excelentes câmaras dos seus telemóveis. Agora o próprio telemóvel, completamente através de software consegue aplicar vários efeitos de luz a um retrato, simulando a iluminação do rosto, que por enquanto só se consegue em estúdio.
Fotos da Apple. Retiradas daqui.
Por isso, é provável que daqui a algum tempo este blog fique obsoleto. Já não falta muito para que o pior fotógrafo do mundo ganhe o World Press Photo. Com os olhos vendados e a máquina fotográfica atrás das costas...
É em dias como este que fico feliz por ser Engenheiro Informático e não fotógrafo!
PS.1: Nem tudo foi catastrófico e apocalíptico na conferência da Apple. A primeira foto que escolheram, para mostrar a qualidade da nova câmara, foi tirada em Lisboa.
Foto da Apple
P.S.2: Quem é que percebe a referência da imagem do início do post?
Podem seguir as minhas fotos no Instagram, no Facebook ou subscrever os post por email, no fundo da página.