Amanhecer em Cascais
Quando decidi ir a Cascais, há umas semanas atrás, fiz uma pesquisa rápida, para ver sítios engraçados para fotografar. Já sabia que a Casa das Histórias Paula Rego seria um deles, mas o resto estava em aberto.
Provavelmente, qualquer pessoa que conheça Cascais será capaz de adivinhar o sítio que escolhi. Já eu, na minha recém revelada ignorância, tenho de admitir, com alguma vergonha, que não conhecia o Farol de Santa Marta, ou a Casa de Santa Maria, mesmo junto ao centro da vila.
Apostado em corrigir essa lacuna, ou talvez como uma espécie de penitência, acordei de madrugada para apanhar a primeira luz da manhã. Afinal se me ia redimir, tinha de fazer a coisa como um verdadeiro fotógrafo de paisagem. E mais uma vez a maré baixa ajudou, pelo que pude fotografar a partir da praia de Santa Marta (quando consegui descobrir o caminho para lá chegar ).
O Farol de Santa Marta e a Casa de Santa Maria, estão abertos ao público, com espaços museológicos que podem ser visitados todos os dias (excepto à segunda-feira).