Fotógrafa Convidada: Sónia Silva
Tal como no caso dos meus anteriores convidados, tenho um grande prazer em hoje contar com a participação da Sónia Silva, que é sem dúvida uma das minhas presenças preferidas na blogosesfera.
As suas fotos, além da qualidade técnica, mostram um olhar atento ao detalhe, e uma grande capacidade de perceber e captar o momento decisivo, como lhe chamava Cartier-Bresson.
Aqui fica então um pouco da história da Sónia no mundo da fotografia, contada na primeira pessoa:
Aceitei com surpresa e alguma relutância o convite feito pelo João. Sempre me senti mais à vontade no meio das minhas fotografias sem grandes textos ou explicações. Apenas imagens que dizem o que sinto e em que cada um pode interpretar à sua maneira.
É difícil olhar para trás e marcar com exactidão quando começou esta paixão, apenas sei que muito cedo. Na minha casa sempre houve o hábito de fotografar. Foi desta forma que ainda muito pequena o comecei a fazer de forma muito natural... de máquina na mão a disparar em todas as direcções para depois ver com fascínio o fruto do meu trabalho... ainda me recordo... uma Kodac minúscula, tipo espião, que impulsionava as minhas fantasias em pequenos clic’s nas mais diversas e perigosas missões que tinha de levar a cabo!
O tempo passou e eu fui crescendo à medida que também em mim aumentava a paixão tornando-se mais tarde num vício, uma necessidade. Percebi na adolescência que este gosto já se tinha tornado no próprio ar que respirava e que não me conseguia expressar de outra forma que não através da fotografia... pelo menos da forma verdadeira e sentida que as palavras não mo permitiam. O caminho parecia claro e durante dois anos estudei fotografia. Contudo a incerteza do futuro na mesma e a entrada para a faculdade fizeram-me abandonar o curso para caminhar sobre pontes mais seguras.
Em 2008 iniciei o blogue ocorpoestremecedesaudade onde vou publicando alguns trabalhos mas que serve, acima de tudo, para me exprimir e descomprimir do mundo que me rodeia.