Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fontana di Trevi e a horda de turistas

IMG_1046.jpg

 

Como em qualquer destino de viagem mais famoso, há imensos turistas em Roma. No sentido em que, comparativamente, Lisboa parece uma cidade fantasma. E não são como os turistas ninja, de que já aqui tenho falado. Não. É uma estirpe bem mais nefasta para quem gosta de fotografar. Uma espécie de horda de zombies, só que em vez de procurarem comida, têm as selfies como objectivo primordial.

 

Esta massa de turistas, funciona com base em marés, "pensando" como um só organismo. Começa a invadir os pontos mais famosos das cidades após o pequeno almoço, retirando-se depois do jantar. O seu mecanismo primordial de subsistência é o "selfie stick", com o respectivo telemóvel agarrado na ponta. Marcham cegamente até ao ponto mais frontal do monumento escolhido (ou em casos mais graves, a fachada de uma loja de uma qualquer marca de luxo), e aí ficam, degladiando-se pela melhor posição. Enquanto fazem diversas poses e caretas.

 

Este turista tem como principal característica o facto de nunca chegar a olhar de frente para o monumento que está a observar, vendo-o apenas através do ecrã do telemóvel, ocupado em grande parte pela sua cara sorridente.

 

Este foi então o cenário com que me deparei quando cheguei à Fonte de Trevi. A foto do início do post foi obtida após muita paciência e um ou outro encontrão mais vigoroso. Porque o cenário real era o que se pode ver nas fotos abaixo. 

 

Como comparação têm estas duas fotos. Uma boa maneira de verem que a "edição" de uma imagem começa muito antes de ela chegar ao computador. O que se deixa dentro ou fora do enquadramento, tem muito mais impacto a alterar a percepção de quem vê a fotografia, que qualquer filtro do instagram.

 

IMG_1043 (2).jpg

IMG_1021-Edit.jpg

IMG_1074.jpg

IMG_1077.jpg

 

  Podem seguir as minhas fotos no Instagram, no Facebook ou subscrever os post por email, no fundo da página.

6 comentários

Comentar post

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.